top of page

V SEMINÁRIO

DE

GESTÃO INTEGRADA

DA ZONA COSTEIRA

Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira

09 de Novembro, 2017 : Fortaleza, Ceará

CONTATO

Para outras perguntas e comentários envie um email para lagizc.uece@gmail.com

REALIZAÇÃO

SPONSERS
SPEAKERS
CONTACT
MAILING LIST

O litoral é considerado como um “eco-sócio-sistema” complexo, produto da interação de componentes físicos, biológicos e antrópicos que produzem um espaço único, dinâmico e frágil.

A singularidade do litoral em relação aos outros espaços terrestres deve-se a interface terra-mar-ar, que produzem espaços específicos como estuários, deltas, zonas úmidas, dunas, falésias etc.

Essas áreas têm usos e ocupações múltiplas sujeitas a impactos socioambientais diversos, sujeitas também a regimes jurídicos específicos que precisam ser respeitados.

O modo como as comunidades do litoral, os administradores públicos e as instituições não-governamentais abordam a utilização dos espaços litorâneos é fator primordial para o desenvolvimento sustentável dessas regiões.

O LAGIZC consolida-se a partir dos trabalhos de pesquisa que congregam aspectos ambientais físicos e suas interações com as populações humanas do litoral. Utiliza como ferramentas de trabalho a metodologia de Gestão Integrada da Zona Costeira, proposta em dois documentos publicados pela UNESCO, o Guide Methodologique d’Aide à La Gestion Integrée de Zones Cotières de 1997 e Des Utiles et dês Hommes pour um Gestion Integrée de Zones Cotières de 2002.

APRESENTAÇÃO

OBJETIVO

O objetivo principal do LAGIZC é o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à zona costeira, utilizando a gestão integrada como ferramenta necessária a solução dos problemas existentes e para o desenvolvimento sustentável dessa região. O LAGIZC tem também como objetivo o de contribuir para o aprimoramento do ensino da Geografia e qualificação dos alunos nos níveis de graduação e pós-graduação da UECE, através da interação entre pesquisa e ensino.

"Monitoramento Ambiental dos Parques Eólicos das Praias da Volta do Rio e Morgado, município de Acaraú - Ceará"

''Análise da Evolução e Monitoramento Ambiental da Duna do Pôr do Sol, Jericoacoara, Ceará" 

“Análise Ambiental e Socioeconômica dos Sistemas Lacustres Litorâneos do Município de Fortaleza: Uma Contribuição a Gestão Integrada da Zona Costeira”

“Monitoramento Ambiental da Construção do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe”

“Condicionantes Sócio-Naturais para a produção de sal marinho na costa semi-árida brasileira: particularidades da Microrregião de Macau – Rio Grande do Norte” (Financiamento Edital Universal CNPq - 2013)

“Morfodinâmica da Bacia Hidrográfica do Rio Figueiredo, Ceará: Subsídios ao Estudo da Dinâmica das Paisagens Semiáridas”

“Novos Olhares para o Litoral Cearense: A Produção de Energia Eólica e os Impactos Socioambientais Decorrentes dos Parques Eólicos Volta do Rio (Acaraú) e Cajucoco (Itarema) - CE, Brasil”

PROJETOS

Pretende-se, através da GIZC, incentivar a prática do gerenciamento integrado que tem por princípio básico o estudo científico e sistematizado da zona costeira, disponibilizando seus resultados para balizar a tomada de decisões, que devem ser tomadas da base formada por representantes dos diversos atores sociais, para o topo constituído pelos gestores públicos.

 

Para concretizar a GIZC como instrumento para a solução dos conflitos de uso e ocupação da zona costeira utilizamos os métodos e técnicas desenvolvidas pela UNESCO, que busca através da GIZC a criação de uma cultura de desenvolvimento durável dessas regiões.

METODOLOGIA

Coordenador
Prof. Dr. Fábio Perdigão Vasconcelos

ORGANIZAÇÃO

Membros
Adely Silveira
Aderson Costa
Adriely Ribeiro
Alan Robson
Airton Mota 
Ana Celia Carvalho
Carollyne Matos
Danilo Vieira 
Debora Freire
Delano Amaral
Edmar Sousa
Gabrielle Portela
Janaina Melo
Jaqueline Pinheiro
Maria Bonfim
Maryane Andrade 
Nagela Teixeira
Otávio Augusto Barra
bottom of page